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O que é marketing de afiliados: como ganhar dinheiro como afiliado

O marketing de afiliados consiste na venda de produtos ou serviços de outras pessoas de forma a receber comissões pelas vendas. 

É definido, portanto, como um acordo comercial entre várias partes. Ou seja, entre o afiliado e o produtor, além do consumidor que adquire os produtos.

Por se tratar de internet, existe um grande poder de escala e podem ser vendidos produtos físicos ou digitais. 

Ou seja, pessoas que navegam na web, usam aplicativos ou, em todo caso, pessoas que realizam alguma ação conectada à web, podem se tornar clientes em potencial.

Entenda o que é marketing de afiliados

O marketing de afiliados envolve produtor, afiliado e cliente. Ao se afiliar a um produto, o afiliado vai divulgar o seu link e, cada vez que alguém comprar por esse link, receberá uma comissão.

Entre as plataformas mais conhecidas com programas de afiliados estão: Hotmart, Monetizze, Eduzz e Braip. 

O segredo para poder ganhar muito dinheiro com o marketing de afiliados é o tráfego, seja orgânico ou pago. 

Nesse sentido, a ação esperada ao criar uma estrutura inclui cliques, contatos e vendas. 

O tráfego para essas ações pode ser obtido de diferentes maneiras, dependendo da estratégia e do tipo de tráfego que você está usando.

Para quem não sabe, o link de afiliado é um link especial que “marca” o tráfego com um cookie. É um pouco como se o visitante se tornasse “sua propriedade”.

Se um visitante realizar a ação, o sistema verifica o cookie do visitante e, portanto, reconhece a comissão.

O conceito do sistema é bastante simples e você não precisa entender as questões técnicas por trás do cookie.

O que são programas de afiliados

Os programas de afiliados envolvem plataformas que disponibilizam produtos para os afiliados gerem seu link para divulgá-lo e, dessa forma, para que realizem vendas. 

As redes de afiliados se estabelecem entre afiliado e produtor. 

De muitas maneiras, eles tornam mais fácil a vida do afiliado. Esses programas conectam afiliados a produtos e fornecem aos produtores um grande banco de dados de parceiros em potencial com os quais trabalhar.

A maioria das grandes marcas faz parte de uma rede de afiliados. Amazon, Magazine Luiza, Submarino e Lojas Americanas são alguns exemplos. 

Porém, as plataformas mais conhecidas por pagarem comissões mais altas para afiliados são a Hotmart e a Monetizze. 

A facilidade de acesso é provavelmente a razão pela qual muitos afiliados surgem a cada dia no mercado. Basta fazer o cadastro gratuito e procurar produtos para se afiliar. 

Além disso, existe um grande número de nichos para você escolher em qual deseja atuar. Pets, criptomoedas, confeitaria, emagrecimento, plantas, desenvolvimento pessoal… São inúmeras as opções!

Escolha o seu nicho de mercado

O conceito de nicho é um dos mais importantes ao trabalhar com marketing de afiliados. É evidente que não é fácil ser o melhor do mundo em todos os aspectos da vida. 

Então, o que você faz? Você abre um campo, uma especialidade ou uma peculiaridade para a qual é o melhor. Este é exatamente o conceito de nicho.

Outra ideia permite compreender bem este conceito: “é mais fácil ser um peixe grande num pequeno lago do que no mar inteiro”.

Depois de entender o conceito de nicho, você precisa entender como isso pode se aplicar ao mundo dos afiliados.

A pergunta que você precisa se perguntar neste momento é: “Existem nichos que são mais lucrativos do que outros?”. E a resposta é sim. 

Os nichos mais lucrativos para trabalhar com marketing de afiliados são: saúde, relacionamentos, finanças e hobbies.

Como começar no marketing de afiliados para ganhar dinheiro

Como começar da maneira certa para ser um afiliado? 

Um afiliado pode ser remunerado por várias ações com diferentes estratégias de marketing.Essas estratégias envolvem tráfego orgânico e pago. 

No tráfego orgânico, o afiliado pode ganhar dinheiro com blog, Instagram e Youtube, por exemplo. Já com tráfego pago, as estratégias mais conhecidas são o Google Ads, Facebook Ads e influenciadores digitais.

A conversão, então, leva à obtenção da comissão tão desejada e arduamente conquistada. Vamos ver a seguir cada uma das formas de ganhar dinheiro como afiliado.

Tráfego pago

Tráfego pago significa, em poucas palavras, que você paga para mostrar o seu produto para potenciais clientes.

Podemos falar de alguns centavos para cada visitante até dezenas de reais. Os valores podem variar bastante. 

Portanto, como você deve ter imaginado, essa  não é necessariamente uma opção muito barata para começar e requer algum investimento. 

Se você já começou neste negócio, é exclusivamente uma questão de fluxo de caixa. Ou seja, na prática, você precisa se certificar de que o dinheiro que você ganha é capaz de financiar suas campanhas publicitárias.

Existe um risco envolvido e, por isso, é preciso que você tenha conhecimento antes de começar a anunciar.

De qualquer forma, esse tipo de tráfego pode ser muito lucrativo, e o mais importante a se considerar é que você pode ter resultados imediatos. Então, funciona assim:

  • crie a campanha
  • coloque dinheiro em sua conta de publicidade
  • veja resultados
  • acompanhe as métricas
  • otimize os anúncios

A campanha que você cria pode não ser necessariamente lucrativa imediatamente. Na verdade, na maioria das vezes é exatamente o oposto. 

É preciso experiência, perseverança e dedicação para transformar uma campanha de não lucrativa em lucrativa.

Por isso, quando se trata de tráfego pago, você não pode deixar de falar sobre ROI. Na verdade, você está investindo dinheiro em publicidade online, então precisa avaliar o quão bom é o seu investimento.

Logo, o ROI é calculado como o retorno líquido dividido pelo investimento feito e geralmente é expresso como uma porcentagem.

Por exemplo, um ROI de 600% significa que cada real investido em publicidade rende 6 reais líquidos (sem impostos e taxas).

 

Tipos de tráfego pago

Vamos ver alguns exemplos de tipos de tráfego pago.

Google Ads

Essa é a publicidade que você pode fazer com o Google, que inclui:

  • Anúncios pagos no mecanismo de pesquisa do Google
  • Publicidade em banner em sites afiliados ao Google 
  • Publicidade de aplicativo
  • Publicidade no Youtube

No Google Ads, a forma mais utilizada por afiliados é quando você cria anúncios que aparecem quando alguém digita determinada palavra-chave no Google. 

Os primeiros resultados são os anúncios e alguém poderá clicar lá para comprar o seu produto.

A  estratégia mais utilizada por afiliados que anunciam no Google Ads é a de fundo de funil. Ou seja, se refere a leads que já estão no momento de compra, pois já têm consciência do produto.

Ele digita o nome do produto no Google e, consequentemente, encontra o anúncio correspondente. 

Anúncios do Facebook

O Facebook Ads é um meio para exibir anúncios na rede social conhecida ou em redes sociais de propriedade do Facebook (por exemplo, Instagram). 

Você pode fazer posts patrocinados, banners e até mesmo anúncios em sites afiliados do Facebook. A função de remarketing também é muito interessante.

No Facebook Ads, diferentemente do que acontece com o Google Ads, em geral não se busca atingir um público quente, mas um público mais frio ou morno. 

Ou seja, não necessariamente esse público está no momento de compra, e haverá um trabalho de convencimento, que pode ser, por exemplo, pelo e-mail marketing, após a captura de leads, ou no Whatsapp, no um a um. 

Os anúncios aparecem no feed dos usuários como patrocinados. Dessa forma, você pode segmentar o seu público e atingir milhares de pessoas dependendo do seu orçamento.

Essa estratégia de anúncios traz muitos resultados e é um dos mecanismos preferidos de tráfego pago para grande parte dos afiliados. 

Influenciadores digitais

Outra forma de vender com tráfego pago é com influenciadores digitais. Em outras palavras, você faz parcerias com grandes nomes para divulgar o seu produto e paga um valor combinado com o influencer.

Para isso, você pode pedir para o influenciador enviar os leads para o seu Whatsapp e convertê-los por lá no um a um. 

Além disso, você pode também criar listas de transmissão e mensagens automáticas, de forma a criar um funil de vendas no Whatsapp e aquecer os leads que ainda não têm certeza se devem realizar a compra. 

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico é um tipo de tráfego em que você não paga pelo visitante individual, mas realiza atividades com o objetivo de atrair tráfego para a estrutura de vendas da Internet.

O marketing de afiliados decolou com o advento de plataformas baseadas em conteúdo digital, como o YouTube, os blogs e as redes sociais.

Em tais plataformas, os criadores de conteúdo geralmente anunciam um determinado produto ou serviço e, em seguida, deixam disponível um link no vídeo ou na caixa de descrição, direcionando o tráfego e recebendo uma comissão por venda.

Esta estratégia é um dos pontos fortes de uma plataforma baseada em criadores de conteúdo, que permite comercializar produtos em diferentes faixas etárias e dados demográficos.

Vamos ver alguns exemplos desse tipo de tráfego.

Tráfego orgânico dos motores de busca

Para fazer tráfego orgânico para os motores de busca, você precisa trabalhar o SEO para que seus artigos sejam encontrados no Google.

Portanto, existe um enorme potencial de possíveis clientes, já que o Google é o maior buscador do mundo.

Na prática, para ganhar dinheiro dessa forma devem ser criados artigos de conversão que atraiam visitantes.

Então, trata-se de criar sites com conteúdo e palavras-chave que têm uma grande intenção do comprador.

Simples de entender, mas um pouco mais complexo de fazer, pois aplicar SEO exige o conhecimento de diversas técnicas que vão além da própria criação do artigo.

Tráfego das redes sociais

Esse tráfego se obtém ao interagir nas redes sociais. No Facebook, para atrair visitantes, você pode criar um fanpage. No Instagram, você pode criar conteúdos de valor para ajudar a sua audiência.

Esse tipo de tráfego pode fornecer ótimos resultados, mas pode ser demorado, como acontece com o tráfego orgânico em geral.

Porém, no médio e longo prazo é um tráfego muito poderoso, pois é de pessoas que te conhecem e se identificam com você

Basicamente, você tem que trocar tempo por dinheiro. Fazer marketing de conteúdo e conseguir conversões.

O Youtube também é uma excelente fonte de tráfego orgânico. A exemplo do Google, ele funciona como um mecanismo de busca e, se seu vídeo estiver bem posicionado, poderá atrair milhares de pessoas para o seu canal.

Como escolher um bom produto para divulgar

Qual é a melhor oferta no mundo dos afiliados? Na prática, é a combinação de:

  • produto oferecido
  • preço do produto
  • valor da comissão

Para escolher um bom produto, você precisa definir antes quais serão suas estratégias de divulgação.

Por exemplo, se você for usar o Google Ads, será mais interessante no início escolher um produto de ticket médio, com comissão de no mínimo R$ 80.

Mas, no tráfego orgânico, se você for usar e-mail marketing com capturas em seu blog, por exemplo, pode compensar mais divulgar produtos mais caros.

Afinal, com o seus artigos de conteúdo, você fará todo um trabalho de marketing de conteúdo para movimentar seus leads no funil de vendas e nos diversos estágios da jornada de compra do cliente.

Além desses fatores, você precisa analisar se a página de vendas é boa, se tem uma promessa clara e se traz uma transformação na vida do potencial cliente.


Benefícios do marketing de afiliados

A afiliação é uma forma de venda que sem dúvida traz muitos retornos financeiros.

Além disso, as várias plataformas de marketing de afiliados oferecem a capacidade de automatizar grande parte do processo (aceitação e aprovação de afiliados, rastreamento e relatório de resultados).

Outro grande benefício é que você transfere grande parte do risco para o produtor. Ou seja, se você não realizar vendas, não precisa arcar com isso, pois o produto não é seu.

Outras grandes vantagens se trabalhar como afiliado é que você pode escolher seus próprios horários, você será seu próprio gerente e pode conquistar liberdade financeira, geográfica e de tempo um curto período, em comparação com um negócio no mundo físico.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado! Compartilhe este post com outras pessoas!

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Sobre mim

Meu nome é Giovana, larguei meu trabalho para me dedicar mais tempo ao Marketing Digital pois vi possibilidades de grande crescimento.. Resolvi acreditar, e digo já, foi a melhor decidão que tomei em minha vida profissional



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