Empreendesim

Curso GRÁTIS de Marketing Digital

Inscreva-se e acesse GRATUITAMENTE em seu e-mail e aprenda a trabalhar em casa pela internet

como vender pelo instagran: Confira as melhores dicas

Quer saber como vender no Instagram? Essa rede social se tornou uma das mais utilizadas no mundo e já ultrapassou 1 bilhão de usuários. É, sem dúvida, a plataforma ideal para quem deseja atrair novos clientes.

Grande parte dos usuários regularmente pesquisam e descobrem novos produtos nesta plataforma. Além disso, boa parte deles compram produtos após ter contato com uma marca ou um negócio no Instagram.  

Se você deseja aumentar suas vendas, não pode deixar essa rede social de lado. Então, confira as dicas!

 

Entenda como vender no Instagram e por onde começar

Antes de vender no Instagram, você precisa criar uma presença na rede social. Na verdade, a ideia de ter um perfil nessa rede social não é a de vender em um primeiro momento.

Antes de tudo, é preciso criar relacionamento e, depois, como consequência, acontecerão as vendas. Portanto, você não vai tentar “empurrar” o produto para as pessoas no Instagram.

Então, se você quer saber como vender no Instagram,  reserve algum tempo para analisar o seu nicho. Veja as tendências do mercado, o conteúdo que mais chama a atenção. 

Siga a tendência daqueles que estão competindo no mesmo nicho que você, mas não copie, seja original.

A primeira impressão nas redes sociais é fundamental. Por isso, não estrague tudo com escolhas precipitadas. Evite atrair pessoas que não estão de acordo com a sua filosofia ou que não se interessam muito pelos seus produtos.

Em outras palavras, você deve buscar ao máximo atrair um público qualificado.

O Instagram oferece inúmeros benefícios que o tornam um aliado valioso para os profissionais de marketing promoverem seus produtos.

No entanto, isso não significa automaticamente que você deve pensar em ganhar dinheiro instantaneamente. 

O Instagram, como qualquer outra rede social, demanda investimento do seu tempo, para construir e engajar a sua audiência. 

Crie uma conta comercial

Vamos entender agora uma ferramenta essencial, que é a conta comercial do Instagram. 

Além de ter um conta comercial, se você deseja saber como vender no Instagram, deixe sua conta pública, para permitir um maior tráfego.

Além disso, se sua intenção é promover seus produtos usando os recursos de compras online, como o Shopping, você necessariamente precisa converter seu perfil pessoal para um perfil de negócios.

Vender no Instagram fica muito mais fácil dessa forma, pois o perfil comercial lhe garante acesso a uma série de ferramentas essenciais e úteis para conhecer seu público. E, consequentemente, direcionar melhor suas ações em termos de marketing. 

Uma marca de sucesso conhece a sua clientela. Dessa forma, a conta empresarial do Instagram permite conhecer o seu público e o tipo de tráfego.

Utilize o Instagram Insights

Uma das ferramentas fundamentais é o Insights. Ele é literalmente uma ferramenta de análise estatística que pode tornar sua vida muito mais fácil.

O Insights oferece a você acesso a uma variedade de informações que dizem muito sobre seu público. Idade média, hora do dia em que há mais tráfego de rede em seu perfil, qual conteúdo foi mais apreciado e recebeu um nível de engajamento maior do que os outros.

Isso é uma etapa essencial para quem deseja saber como vender no Instagram.

Em suma, o Insights lhe dirá em alguns cliques como seu público é composto, quais são seus gostos, qual é sua faixa etária, a que horas eles preferem se conectar para interagir com seu perfil e seu conteúdo, de qual conteúdo eles gostaram mais.

Então, você terá mais sucesso ao analisar interações positivas e ativas. Logo, o Insights é essencial para poder ter um perfil e um plano de negócios bem-sucedidos no Instagram.

Como crescer no Instagram

Vamos conhecer algumas etapas para você se tornar conhecido para o seu público e conseguir mais seguidores. Afinal, são eles que vão comprar de você, certo?

Crie seu próprio estilo e tenha consistência

Esse ponto é relevante, pois você deseja se diferenciar dos seus concorrentes, não é mesmo? Afinal, dessa forma você pode se destacar e crescer a sua marca.

Como o Instagram é uma mídia essencialmente visual, estamos falando de conteúdos visuais de alta qualidade, em um contexto que é altamente competitivo. 

Muitas pessoas querem saber como vender no Instagram. Mas, antes de tudo, precisam pensar primeiro na impressão que vão causar.

Cuide da imagem do seu perfil com fotos cativantes, leve em consideração o papel das cores no marketing e na composição do feed. 

Se não souber criar posts visualmente harmônicos, talvez valha a pena comprar um pacote com templates editáveis, por exemplo, para ter um feed organizado.

Imagens profissionais e envolventes são o espelho que refletem sua marca. Além disso, não basta ter um feed organizado se você não é atuante na rede social. 

É preciso estar presente lá com uma boa frequência. Se não for possível todos os dias, pelo menos três vezes por semana. 

Atraia os clientes certos para o Instagram

O mundo do Instagram possui mais de um bilhão de usuários e o erro mais comum é “atirar para todos os lados”, focando em um nicho de mercado muito grande, em vez de se especializar.

Definir bem o seu público com base na idade, geolocalização e interesses é essencial para produzir conteúdo de marketing que possa ser interessante. Além, claro, de criar valor agregado e atrair a atenção de clientes em potencial.

Use hashtags

Você provavelmente sabe que as hashtags, aquelas palavras ou frases precedidas por um #, que você escreve após o texto de seu conteúdo, são essenciais para permitir que seu conteúdo alcance sempre novas pessoas.

Quando usadas corretamente, as hashtags são uma das melhores maneiras de aumentar o alcance de suas postagens. E, dessa forma, obter mais seguidores e engajamento em seu perfil. 

Sem o uso de hashtags, o perigo é que seu conteúdo caia rapidamente no esquecimento e não seja visto por ninguém que não esteja entre os seus seguidores. Isso pode atrapalhar totalmente seus planos de como vender no Instagram. 

Você pode pensar que usar as hashtags mais populares e seguidas é a fórmula mágica para fazer com que suas postagens sejam notadas. Afinal, quanto mais popular a hashtag, mais pessoas verão seu conteúdo, certo? Errado.

Uma hashtag com um milhão de fotos à primeira vista pode parecer perfeita para usar. Mas, na realidade, é muito difícil para o seu conteúdo se destacar com hashtags como essas. 

O mais importante, o que faz a diferença, é que sua postagem não será classificada na seção de “conteúdo mais popular” da hashtag. 

Esta é a chave para fazer com que estranhos descubram o seu perfil e o que você posta!

Portanto, no momento em que você publicar um post com um # usado por milhões de pessoas, ele se tornará obsoleto em 3 segundos praticamente.

 As hashtags que funcionam melhor para você dependem do tamanho da sua conta, de quantas pessoas o seguem e do seu nicho de mercado. 

Logo, você deve focar em hashtags menos concorridas. 

 

Escreva boas descrições para fotos

Escrever boas legendas para o seu conteúdo pode ser um desafio. Se você já tentou escrever uma, sabe que não é tão fácil quanto parece. Não se preocupe nesse momento em como vender no Instagram. É preciso que você cative o seu público antes.

Provavelmente você já viu pessoas famosas que deixam a descrição em branco ou simplesmente colocam uma carinha sorridente.

Porém, elas já têm um grande público, enquanto você ainda precisa crescer. Para isso, temos que trabalhar para envolver as pessoas. As descrições de vídeos e fotos são uma das maneiras mais poderosas de fazer isso. 

Uma boa legenda pode dar a você mais curtidas, envolver muitas pessoas e, por fim, atrair novos seguidores. 

As legendas longas funcionam melhor quando você tem algo para contar. Esta é a sua chance de escrever sobre suas experiências, seus erros e seus acertos. 

Como já dito antes, o mais importante é criar empatia com o público, e não apenas se preocupar em como vender no Instagram.

Mas não se desespere. Nem todas as legendas precisam ser uma obra-prima para contar histórias. 

Você também pode usar legendas curtas, como uma frase engraçada ou uma citação perspicaz. 

Certifique-se de envolver regularmente seu público de outras maneiras, com o reels e stories.

Faça uma boa biografia

Pense em sua biografia como um cartão de visita para o seu perfil. As pessoas que vêm ao seu perfil decidirão se querem ou não segui-lo em segundos.

Então, o trabalho da biografia é fazer com que eles façam isso. Dessa forma, as melhores biografias do Instagram têm algumas coisas em comum.

Elas dão ao leitor uma imagem clara do que é o perfil , incluem algo que chama a atenção do leitor e o faz começar a seguir  esse perfil. Portanto, explique como pode ajudar as pessoas e deixe os seus links na bio. 

Use stories e vídeos para alcançar mais pessoas

Os stories são agora um dos recursos mais importantes do Instagram. Eles precisam ser utilizados em uma estratégia de crescimento se você quiser aumentar o conhecimento da sua marca. 

As visualizações dos stories tendem a ser maiores que as de outras postagens. Eles são uma ótima maneira de transmitir diferentes informações relacionadas ao seu negócio de forma mais próxima e gerando relacionamento com o público.

Use recursos interativos para atrair o seu público, como enquetes e perguntas. Novos recursos são constantemente adicionados e você precisa sempre ficar atento às tendências.

Eles também são uma ótima maneira de preencher lacunas em sua agenda de conteúdo e envolver seu público. 

Faça lives

Vídeos ao vivo no Instagram são uma boa maneira de criar uma conexão mais pessoal com seu público. 

Outra vantagem é o fato de que o algoritmo do Instagram os coloca com prioridade em comparação com as postagens normais. 

Isso significa que seus vídeos podem obter mais visualizações. É uma forma de fazer com que seus seguidores vejam mais você. Essa pode ser uma ótima solução para se destacar.

Como vender pelo Instagram com o Shopping

No Instagram existe a apresentação de um recurso voltado para vendas online, com o Instagram Shopping.

Além do marketing de influência, utilizado por várias marcas para aumentar suas vendas, o uso de tags de compras no Instagram foi um dos recursos que trouxeram possibilidades de ampliar o negócio.

Portanto, o Instagram se tornou uma verdadeira vitrine onde você pode expor de graça seus produtos. Além disso, poderá ter clientes diretos interessados no item que você promove.

Esta tag pode ser adicionada a postagens e stories do Instagram. Ela mostra imediatamente o nome e o preço do produto e está vinculada a um link que permite concluir a compra no site.

Em outras palavras, os usuários agora podem usar essa rede social para descobrir novos produtos e fazer compras.

Então, para mostrar seus produtos no Instagram por algum tempo não é mais necessário deixar o link apenas na biografia ou escrever o link na descrição.

 As tags de compras no Instagram podem ser boas aliadas válidas para aumentar o tráfego.

Algumas observações sobre o Instagram Shopping

Os produtos à venda só podem ser bens físicos e devem cumprir as diversas condições impostas pela rede social.

Na criação da sua vitrine, você deverá preencher uma ficha de produto com foto, descrição, preço e entrar na página do seu site. 

Como vender no Instagram se você não possui um site? Você pode vender no Instagram sem um site, conectando suas contas à loja Shopify, por exemplo.

Depois de preencher os formulários, terá de aguardar que o pedido seja aceito, uma vez que deve cumprir os regulamentos da rede social. Lembre-se, que para ter uma vitrine, será necessário cadastrar no mínimo 8 produtos.

Após a aprovação, você poderá começar a usar o Shopping Tags no Instagram.

]assim que a imagem for carregada e a legenda escrita, você pode finalmente marcar os produtos no Instagram. 

Por fim, saiba que não é possível marcar pessoas e produtos ao mesmo tempo. Você terá a possibilidade de marcar até 5 itens para cada imagem.

É isso, espero que as informações deste post tenham te ajudado!  Se tiver alguma dúvida, pode deixar abaixo o seu comentário!

Sobre mim

Meu nome é Giovana, larguei meu trabalho para me dedicar mais tempo ao Marketing Digital pois vi possibilidades de grande crescimento.. Resolvi acreditar, e digo já, foi a melhor decidão que tomei em minha vida profissional



Método Turbo
Tráfego

Guia definitivo para criar seu negócio online

Siga nas Redes Sociais

2021 © Todos os direitos reservados · EMPREENDESIM

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.