Empreendesim

Curso GRÁTIS de Marketing Digital

Inscreva-se e acesse GRATUITAMENTE em seu e-mail e aprenda a trabalhar em casa pela internet

As 10 melhores Estratégias de marketing digital: veja aqui

Investir em estratégias de Marketing Digital é hoje uma prioridade para muitas pessoas e empresas, em especial porque o estudo de público-alvo e os resultados de campanhas de comunicação são muito melhores na internet.

Para muitos quando se descobre o marketing digital, é normal que fique perdido sem saber como  e por onde começar. Outros já entram com um objetivo em mente, seja para criar ou crescer seu negócio.

Nesse artigo vou trazer as melhores estratégias para te ajudar a entender e a definir melhor seus objetivos no marketing digital.

Defina objetivos e metas de negócios

Não há como ter sucesso nas práticas de marketing digital se você estiver trabalhando sem um objetivo. A primeira coisa que você precisa saber como profissional de marketing é que você deve definir metas e objetivos claros e mensuráveis antes de definir o local.  Negócios diferentes devem ter objetivos diferentes.

Fique até o fim e descubra a melhor estratégia pra você!

As melhores estratégias de marketing digital para começar seu negócio em 2022

1-Marketing de conteúdo

A primeira, e quem sabe uma das mais simples de se começar, é o Marketing de conteúdo, uma metodologia que prevê a criação e o compartilhamento de conteúdo altamente relevante para o público-alvo do seu negócio. 

Com isso você constrói um relacionamento de confiança entre empresa ou sua marca e potencial cliente, ganhando credibilidade perante o mercado, tornando-se referência no tema.

Por meio de conteúdo você pode construir uma base de e-mails, e através dela, manter uma comunicação com essas pessoas. Na hora em que eles quiserem comprar, há uma chance muito maior de fazerem isso na sua empresa!

As estratégias de Marketing de Conteúdo podem ser feitas em diversos formatos_. Você pode criar um blog para publicação de artigos, postar dicas nas redes sociais, publicar um ebook ou vídeos ensinando a fazer alguma coisa que tenha relação com o produto ou serviço que você oferece.

O mais importante é conseguir passar valor para a audiência e, se possível, gerar leads para se comunicar posteriormente.

2-Redes Sociais

Mídias sociais são websites e aplicativos de comunicação que conectam pessoas em todo o mundo. As mídias sociais mais populares são o Facebook, Instagran, Youtube e whatsap.

As mídias sociais possibilitam a uma marca construir audiência, participar de conversas, beneficiar-se da facilidade de compartilhamento e interação. Por isso são consideradas pelas empresas ferramentas de marketing valiosas.

 Contando que não é só sair criando contas em todas as redes sociais e aparecendo só de vez enquando. 

É preciso ter um cronograma com dias e horários. Crie conteúdos de relevância e ganhará mais engajamento e presença digital.  

A importância das redes sociais em estratégias de marketing digital é tamanho que é difícil encontrar uma pessoa que não use rede social.

Manter perfis nas redes sociais para interagir com sua audiência e compartilhar conteúdos atrativos

3-Mídia paga

A mídia paga são todas estratégias que envolvem tráfego pago para seu site ou página de vendas/conversões.

Basicamente, você paga para mostrar conteúdos da sua empresa nesses espaços, como google ads, facebook ads, youtube, instagran – com o objetivo de ter um alcance maior, atingir um público específico e tornar sua marca mais conhecida.

Uma das principais vantagens da mídia paga é que seus resultados são praticamente imediatos. Isso pode ser muito útil se você está lançando um site agora ou precisa fazer um novo produto bombar em pouco tempo, por exemplo. 

Outra vantagem da mídia paga é que ela fornece dados precisos sobre sua audiência e resultados, assim você tem uma estratégia 100% mensurável e personalizável.

Quando você combina tráfego orgânico e tráfego pago, tem um combo com alto potencial de sucesso no marketing digital.

4-Seo

Seo ( Search Engin Optization) que significa Otimização dos Mecanismos de Busca, é uma ferramenta importantíssima que tem como objetivo posicionar o seu site nas primeiras páginas de busca.

Isso porque essa técnica corresponde a uma série de ações de otimização para sites, blog e páginas na web que vão te ajudar a estar bem ranqueado pelos buscadores, como o google.

Se você tem um site, você já deve ter percebido que simplesmente colocar um site rodando no ar, não basta: é preciso gerar tráfego. Sem tráfego é muito dificil gerar leads, e assim vendas.

Com o SEO bem feito e um site bem posicionado, fica mais fácil as pessoas que estão procurando por algo que você tem te encontrar.

Por isso, é impossível falar de estratégias de marketing digital, sem falar de SEO.

Mais de 90% das experiências online começam com uma pesquisa. É fácil entender que ter o seu site no topo da página dos resultados dos motores de busca pode ser um fator decisivo entre crescer e estacionar.

5-Site ou blog

Quando surgiu o blog era usado como um diário digital para escreverem sobre tudo o que queria, (experiência diária, prosa, comentários gerais, etc).

Com o passar do tempo o Blog começou a se popularizar, empresas passaram a observar comportamentos diferentes das pessoas, que ganharam papel ativo no processo de compra.

Começaram a procurar por opiniões de produtos e serviços, e empresas começaram a utilizar como diários de informações.

O blog é uma ferramenta que tem potencial de ajudar uma empresa a ganhar autoridade, aparecer no topo dos buscadores e é claro, vender mais.

Hoje em dia é indispensável pra uma marca ou empresa ter presença online, as pessoas buscam por produtos e serviços e é crucial ter um site/blog bem posicionado, e transmita sem nenhum ruído, os benefícios do seu serviço.

Em pesquisa feita pela Hedgehog Digital, revela que 93% dos brasileiros pesquisam no google antes de comprar.  

6-E-mail marketing

E-marketing ou marketing por email é uma estratégia de marketing que te possibilita, com o consentimento do lead, o envio de emails para seu email, ou seja um acesso direto com o cliente. 

Ao contrário do que muitos dizem por ai, e-mail marketing foi um dos primeiros suportes criados, ainda hoje é muito eficaz no seu negócio e te dá resultados extraordinários. 

E-mail marketing tem como objetivo informar e fidelizar contatos interessados em seus produtos ou serviços, além de gerar vendas ao incentivar tais contatos a visitarem páginas específicas do seu site.

A importância do e-mail marketing se dá pela sua grande escalabilidade. É possível enviar e-mails em grande escala e, ao mesmo tempo, personalizar o máximo possível as suas mensagens em função do que você sabe sobre o seu destinatário.

Assim, adotar o uso de e-mails na sua estratégia de marketing pode te ajudar a construir uma relação duradoura com os seus clientes. Os e-mails são, sem dúvida, indispensáveis à gestão e ao crescimento do seu negócio.

7-Inbound Marketing (popups)

Inbound Marketing (Marketing de Atração) tem ganhado seu lugar ao que se refere estratégia de marketing. É indispensável ter inbound  marketing dentro do seu negócio.

Isso porque o Inbound Maketing  tem o objetivo de atrair a persona até sua empresa, conquistando a atenção das pessoas e construir um relacionamento com elas através de produção de conteúdo – como blogposts, redes sociais, e-book, checklists etc.

Esses materias devem ajudar e tirar dúvidas das pessoas, uma vez que ela procura por algo. Com um relacionamento mais próximo e de confiança, ela se sentirá confortável na hora que decidir adquirir o produto.

O objetivo do inbound marketing é, acima de tudo, criar um relacionamento com o cliente. A venda seria uma consequência disso.

8-Vídeo no youtube

Desde que o youtube se popularizou, a produção de vídeos se tornou uma forte tendência entre as pessoas. 

Elas vem se conectando muito forte com essa maneira de consumir conteúdo, pois além de ser mais rápido e prático, estão inclinadas ao que apresenta um nível de interatividade maior.

O cenário para os vídeos nunca foi tão favorável. Assim a produção de vídeo é hoje, uma das principais estratégias de marketing digital, por conseguir alcançar números incríveis para aqueles que sabem fazer uso.

Mesmo os vídeos sendo tão valiosos para os marketers, ele não apresenta ameaça sobre o conteúdo em escrito. A grande jogada é encontrar o equilíbrio, unir uma estratégia a outra e a soma delas juntas será muito maior que uma só.

São muitas as vantagens que um conteúdo em vídeo ou um anúncio pode trazer, dentre elas: Aumento do tráfego orgânico, ótimo retorno sobre investimento, potencial de viralização, conteúdo de qualidade e fácil consumo.

9-Marketing de afiliados

Estratégia de marketing de afiliados é promover produtos de outras pessoas ou empresas e ganhar uma comissão a cada venda feita através do seu marketing. Para 99% o marketing de afiliados é onde tudo começa.

Esse mercado não é tão novo como muitos pensam. Desde a década de 90 quando a Amazon  lançou o primeiro programa de afiliados, essa modalidade só vem ganhando espaço e mudando a vida de milhares de pessoas.

Atualmente no Brasil temos as grandes redes como a Amazon, Monetizze, Braip. Qualquer um pode se inscrever e gerar links customizados dos produtos, desde que tenha acima de 18 anos.

Você pode achar um produto que você goste, promovê-lo paras as pessoas, e ganhar uma parte da renda a cada venda que você fizer.

É uma estratégia que te permite ganhar dinheiro com blog e fazendo publicações em redes sociais. Mas não fica só nisso, você pode ir muito mais além criando seu próprio infoproduto, como um curso online ou livro digital.

Saiba mais sobre como se tornar um top afiliado e até ser um infoprodutor.

10-Remarketing

É comum que pessoas entre em seu site ou vê seu anúncio uma única vez, e não volte mais. Tem até aquelas pessoas que chegam a comprar um ou outro produto e passam tempos sem aparecer. 

É aqui a hora de aplicar o remarketing: Remarketing é reempactar pessoas que já tiveram contato com você. Ir atrás dessas pessoas, chamar a atenção delas de volta e fazer com que se engajem novamente.

É importante, na hora de fazer o remarketing, você conhecer bem a sua persona, e criar um anúncio segmentado para aquele grupo específico de pessoas. Por exemplo, pessoas que tentaram fazer a compra e não concluíram por algum problema qualquer, ou pessoas que mostraram interesse em determinado produto mas não comprou, etc.

Diante disso, é bem provável que mais vale investir em remarketing do que em atrair novos prospects, uma vez que o cliente já acessou seu produto, já passou todos os estágios de funis de venda e está a um passo de concluir uma compra.

 Em pesquisas feitas apenas 3% das pessoas compram com o primeiro contato com a marca, por isso é tão importante ter uma estratégia de remarketing consistente para manter os prospects engajados. 

Então, se ele for nutrido corretamente por outros conteúdos e ofertas que lhe interessam, ele pode avançar e chegar mais perto de fechar uma compra.

Conclusão

Contudo, e apesar da dimensão do mercado, a concorrência também pode ser esmagadora e por isso é fundamental que as empresas de comércio online definam desde logo uma boa estratégia digital.

O ideal será combinar diversas vertentes: Mídia paga, Search Engine Optimization e porque não, marketing de conteúdo ou marketing de atração. 

Não abrace todas de uma vez se estiver começando, escolha duas ou três das estratégias que melhor se encaixe nesse momento, faça as dar certo primeiro para depois testarem as outras.

 Espero que esse artigo tem te ajudado a entender melhor sobre as estratégias de marketing digital e ter lhe dado um pouco mais de clareza para seguir sua jornada nesse caminho.

Se gostou envie para um amigo para ajuda-lo também.

Abraços

Sobre mim

Meu nome é Giovana, larguei meu trabalho para me dedicar mais tempo ao Marketing Digital pois vi possibilidades de grande crescimento.. Resolvi acreditar, e digo já, foi a melhor decidão que tomei em minha vida profissional



Método Turbo
Tráfego

Guia definitivo para criar seu negócio online

Siga nas Redes Sociais

2021 © Todos os direitos reservados · EMPREENDESIM

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.