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Como criar um bom conteúdo que tenha relevância

Conteúdo criado de forma estratégica é fundamental para atrair os leads mais qualificados para o seu negócio online.

Olá tudo bem? Nesse artigo eu vou falar como criar um bom conteúdo que engaje e faça com que as pessoas não queiram sair do seu site.

Sempre que pesquisamos sobre o assunto ouvimos falar que conteúdo é rei, que é preciso criar o melhor conteúdo pensando no usuário.. Mas de fato, como é que se deve aplicar o conteúdo de qualidade para o blog e também otimizar para SEO.

Como ter um conteúdo de qualidade, realizar vendas, fazer e ranckear através do nosso blog.

Fique na leitura até o fim e saberá como transformar o seu conteúdo no melhor conteúdo.

Dicas valiosas para um conteúdo relevante

Conteúdo de forma estratégica

O marketing de conteúdo é hoje uma das principais estratégias de marketing. Ao entregar um conteúdo de qualidade e relevância você faz com que potenciais clientes  te encontrem, se relacionem com você e tomem ações de compra.

Cria um conteúdo que vai ao encontro daquela pessoa que fez uma pesquisa, independente de onde ela vem, deve ser estratégico para que esse lead se interesse e entre no seu funil de vendas.

 Um conteúdo efetivo não tem como objetivo simplesmente informar alguém de alguma coisa, mas levar alguém a tomar uma determinada ação precisa cumprir dois grandes desejos:

  • 1- Mover o lead emocionalmente.

Atrair o lead (pessoa interessada) à partit de uma pesquisa de uma necessidade, uma dor ou um desejo.

  • 2 – Persuadir o lead emocionalmente

Fazer com que o lead entenda aquilo que está sendo falado e veja a possibilidade de ter a solução pelo que está buscando.

Um blog tem a finalidade de informar e apresentar solução para os visitantes do nosso blog. Todo conteúdo tem essa missão a cumprir.

Princípios do conteúdo de qualidade

Conversa direto com uma pessoa (diálogo direto com o avatar);

Escreva ou fale como se estivesse falando com a pessoa. Claro escrever um blog ou gravar um vídeo na internet vai ser visto por muitos, mas se direcione pra uma única pessoa.

Diretamente relacionado ao interesse do avatar (aquilo que seu público já tem interesse) ou que desperte o interesse nele;

O conteúdo do seu blog é escrito para os interessados no assunto; para aqueles que já estão buscando por algo. Então foque no que eles querem  e no que vai despertar interesse nele.

Seu conteúdo deve conectar com seu público, falar a língua deles. (iniciantes, avançados, etc.);

Conecte-se com seu cliente, caso ele seje iniciante na ária por exemplo, use um linguajar mais simples, não muito técnico, para que ele não se espante e saia pensando que aquilo não é pra ela.

Se adeque ao nível que ele está e o acompanhe à partir dali, criando uma conexão com ele. 

Praticamente 90% do tempo você vai estar falando para iniciante, porque as pessoas que te seguem, ou que leem seu conteúdo está aprendendo agora com você.

O conteúdo deve ser legal, nunca chato e monótomo (isso vai depender de você e da mídia que estiver usando).

Claro, para cada mídia você utiliza um modelo de conteúdo diferente: Conteúdo para o instagran são conteúdos mais direto ao ponto, sem enrolação.

Conteúdos rápidos, interativos e fáceis de consumir. Já o youtube, já é uma audiência que busca consumir mais conteúdo e em vídeo; é uma local onde você pode intensificar um pouco mais sobre o assunto.

Seja interessado pelas pessoas que procuram por seu conteúdo

O conteúdo deve ser direto ao ponto, sem enrolar, entregar o valor logo… (Vai parecer que você tem que se doar sem receber  nada em troca, mas não, o resultado a longo prazo é muito melhor).

Entregar conteúdo para as pessoas é mesmo se doar, as pessoas buscam informações e elas interagem melhor com aqueles que se entregam de verdade.

Não faça pensando na recompensa, no dinheiro. Pense primeiro em ajudar e o faça de bom grado. Seja interessado pelas pessoas que procuram por seu conteúdo. E assim a venda será consequência.

Pontos de atenção no conteúdo

foco no avatar

Um bom conteúdo deve ser direcionado para o seu público alvo. Pare de pensar em você e comece a pensar como seus clientes. 

Se você quer que seu negócio seja bem sucedido, você deve aprender a pensar e se sentir como seu cliente ideal. 

Entre no lugar do seu avatar, e ver a vida dele com os olhos dele, esse nível de profunda empatia é o que os seus clientes querem e é o que você precisa entender para entender eles. 

De olho na concorrência

Quando eu digo de olho na concorrência, não estou dizendo para olhar pro lado negativo de ficar preocupado, se eles estão indo melhor ou pior. Até porque se comparar com os outros é ruim para o você.

Observar a concorrência no sentido de estudar, olhar o que eles estão fazendo para te dar ideias novas, se atualizar no mercado em que você atua(não copiar).

Estar por dentro do que passa lá fora, assuntos quentes e novidades. Seja crítico, observe a maneira como eles trabalham, observe e veja o que está bom e o que está ruim. E faça da sua maneira de forma melhorada, eliminando erros.

De olho em melhores práticas

Foi como eu disse anteriormente, ficar de olho no que rola dentro do mercado que você atua.

O mercado está sempre mudando e devemos está sempre atentos  

Como as mídias se comportam, quais conteúdos e formatos mais funcionam atualmente

As pessoas estão sempre em busca de coisa nova, e força as mudanças até em pequenos detalhes. Fique atento ao que as pessoas se interagem mais e é claro, arrisque de vez em quando, inove.

Esteja muito presente no seu nicho

Não pense que você monta um negócio online e ele vai andar sozinho. Você precisa estar ali, interagindo sempre com seu público e manter um relacionamento ativo.

Esteja bem informado das últimas notícias e passe o melhor conteúdo sempre.

Fique de olho nas mudanças, o mercado está sempre mudando; encare os fatos e se adapte rápido às mudanças, elas acontecem e quem não se acompanha fica pra trás.

Se quer atuar no youtube, consuma conteúdo no youtube

Consumir conteúdo na mesma mídia que você disponibiliza o seu conteúdo faz com que você interiorize com muito mais facilidade com aquela forma de trabalhar, principalmente para iniciantes. 

Até porque pra cada mídia utiliza formas diferentes de passar o conteúdo, sendo assim quanto mais você se conecta, mais você se familiariza com aquela mídia.

Estratégia de conteúdo "super útil"

  • Criar um post que seja útil para quem está pesquisando.
  • O tamanho do conteúdo dever ser o suficiente para entregar a resposta de forma que ela seja totalmente útil.
  • Conteúdo de qualidade escrita de forma única e que gere valor para quem ler (uma dica é revisar conteúdo de freelancer).
  • Imagens, gráficos e infográficos que tem relação direta com a pesquisa, complementando e sendo útil para o leitor do blog.

Níveis de consciência

Para um cliente realizar a compra de um produto ela tem que ter passado por alguns ou por todos níveis de consciência até ela entender que precisava desse conteúdo.
 
  1. Não tem consciência (dor, problema, desejo);
  2. Tem consciência do problema;
  3. Tem consciência da solução;
  4. Tem consciência do produto;
  5. Tem consciência do que quer comprar.

A pessoa que está no primeiro estágio de consciência não sabe que tem um problema e nem sequer sabe que você existe.

No segundo estágio a pessoa tem conhecimento do seu problema, mas não imagina que alguém tem uma solução pra ela, não sabe onde encontrar uma solução.
 

Já no terceiro nível de consciência a pessoa tem a consciência do problema e tem a consciência da solução,  sabe que existe uma solução.

No quarto estágio ela já conhece o seu produto, está buscando no mercado informações para qual melhor produto comprar. É nesse estágio que você deve se posicionar e mostrar que o seu produto é o melhor produto pra ela.

No último estágio a pessoa está plenamente consciente, ou seja, ela sabe que tem problema, sabe que tem uma solução, sabe que a solução é o seu produto e está pronta para efetuar a compra.
 
Esses são os níveis de consciência que a maioria das pessoas passam antes de decidir a compra final de um produto. A maioria das pessoas não tem consciência do problema ou do produto, que são as duas primeiras fases. 
 

Por isso é um erro direcionar o seu conteúdo somente para as que já tem consciência, uma vez que uma grande parte ainda não tem conhecimento.

Conheça seu público alvo, a fim de traçar a estratégia correta para cada lead e seu respectivo nível de consciência. Não adianta tentar vender para pessoas que nem ao menos percebem que têm um problema, nem faz sentido tentar mostrar um problema para um consumidor que já está procurando a solução.

Ferramentas como Instagram e Facebook são mais utilizadas nos dois primeiros estágios, enquanto o Google Ads é utilizados nos dois últimos, quando o lead já está indo pesquisar organicamente por uma solução.

Conclusão

Aplique essas dicas quando for criar um conteúdo. Quando você entrega valor pras pessoas elas sentem que tem que te retribuir com algo, podendo ser efetuando uma compra. 

Se doe, dê tudo de si. Não copie dos outros, se inspire e faça à sua maneira.

Se gostou do conteúdo, envie para seus amigos aprenderem a criar um bom conteúdo.

Abraços.

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Sobre mim

Meu nome é Giovana, larguei meu trabalho para me dedicar mais tempo ao Marketing Digital pois vi possibilidades de grande crescimento.. Resolvi acreditar, e digo já, foi a melhor decidão que tomei em minha vida profissional



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