Empreendesim

Curso GRÁTIS de Marketing Digital

Inscreva-se e acesse GRATUITAMENTE em seu e-mail e aprenda a trabalhar em casa pela internet

O que é marketing digital e para que serve?

Os consumidores estão alterando cada vez mais seus hábitos de consumo no ambiente online. Por esse motivo, é importante entender o que é marketing digital, pois nesse contexto as vendas acontecem, tanto para afiliados quanto para outros tipos de negócios.

Os potenciais clientes na web usam dispositivos móveis, além do computador. Eles têm forte presença no mundo online e nas redes sociais. 

Hoje, o marketing digital é inevitável se você deseja ampliar seu leque de oportunidades na internet e se quer escalar seus ganhos com vendas. 

Então, acompanhe a leitura para saber mais sobre o tema!

Entenda o que é marketing digital e para que serve

O marketing digital é qualquer forma de marketing que atinge seus clientes potenciais ou existentes por meio de um sistema ou ferramentas digitais.

Hoje, os empreendedores podem usar várias ferramentas para estar em contato com os potenciais. E, o melhor de tudo, isso é feito de forma direcionada.

O digital levou a um aumento de uma série de fontes de dados. Isso propiciou o surgimento de novas condições de enquadramento e opções amplas para a análise de métricas de marketing. 

Além disso, em relação às mídias offline, são muito menos custos de transação entre comprador e fornecedor. Isso acontece porque na internet os custos de publicidade e todas as etapas decorrentes dela são menores que os da mídia tradicional.

Ao entender o que é marketing digital, sabe-se que ele abrange uma ampla possibilidade de métodos para alcançar um público predeterminado. Vamos ver alguns exemplos: 

  • Posicionamento de artigos de blog no Google
  • E-books e iscas digitais
  • Conteúdo de vídeo ou áudio, webinars
  • Redes sociais
  • Anúncios pagos

Os elementos que você escolhe dependem do tipo e da orientação de suas personas e de qual produto promove. Quem você deseja alcançar, onde e de que forma?

Com essa pergunta você pode projetar, melhorar ou divulgar seu negócio para realizar vendas.

Como funciona o marketing digital

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo dedica-se ao planejamento, criação e distribuição de conteúdos que agreguem valor para o seu público e para você mesmo resolva os problemas do consumidor.

Por exemplo, você pode favorecer sua otimização de SEO com uma estratégia de conteúdo. E, ainda, criar conteúdos para Youtube e redes sociais.

E-mail marketing

Para entender o que é marketing digital, essa estratégia também é importante. O e-mail marketing é o envio de mensagens por e-mail que permitem construir ou aprimorar o contato com o lead e o cliente. 

E mesmo que digam que o marketing por email está acabado, a realidade demonstra o contrário. 

Ele ainda é muito utilizado hoje para direcionar as pessoas para seus conteúdos no Youtube e, por exemplo, e para promover outros conteúdos, eventos e promoções. 

Inbound marketing

O Inbound marketing envolve uma estratégia abrangente que inclui atração de clientes.

Ele usa de forma consistente as informações e o conteúdo que você fornece online para criar consciência nos clientes em potencial em relação à sua empresa.

 O objetivo é envolver seus visitantes, convertê-los em leads, encontá-los e fidelizá-los.

Automação de marketing

Existem diversas ferramentas digitais para facilitar suas atividades de marketing. Atividades conhecidas nesse meio, como fazer anúncios, enviar e-mails ou postar em mídias sociais, podem, como o nome sugere, ser automatizadas com essas ferramentas.

Publicidade nativa

A publicidade nativa envolve anúncios com conteúdo em uma plataforma em que ela é exibida ao lado de conteúdo não pago. Por exemplo, postagens pagas para grandes portais de notícias.

Parceria com influenciadores digitais

Esse é outro exemplo para entender o que é marketing digital e como aplicá-lo. No marketing de afiliados, você pode fazer parcerias com influenciadores digitais para promover um produto e receber comissão com as vendas.

Links patrocinados

Este termo descreve um método de cobrança em publicidade online paga, que pode ser, por exemplo, com o Google Ads ou o Facebook Ads.Você paga uma quantia fixa para cada clique em seu anúncio ou por visualização. 

Essa é uma forma adicional de direcionar visitantes para suas páginas de vendas. Além disso, esta é também uma das poucas opções de publicidade online que também funciona a curto prazo e, portanto, é adequada para ter retornos rápidos, mas existe um investimento maior.

Marketing de mídia social

Aqui você utiliza os canais das redes sociais para divulgar seu conteúdo, para tornar sua empresa, seu produto ou sua marca conhecidos. E, dessa forma, conscientizar usuários e gerar leads para o seu negócio.

Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO)

SEO ou Search Engine Optimization vem do inglês e significa “otimização para mecanismo de pesquisa”. 

Isso inclui todas as medidas que servem para garantir que os sites cheguem ao topo da classificação do mecanismo de busca orgânica. 

Por exemplo, com a ajuda de palavras-chave, o tráfego em seu site pode aumentar enormemente. 

Como o marketing digital pode alavancar o seu negócio

Vimos até aqui o que é marketing digital. Vamos entender agora alguns pontos importantes para o crescimento do seu negócio.

O marketing digital permite que os profissionais de marketing vejam resultados precisos de suas ações em tempo real, o que não é possível com a maioria das atividades de marketing offline. 

Por exemplo, se apenas 10% de seu tráfego é gerado a partir de resultados de pesquisa orgânica, é claro que mais tempo precisará ser investido em sua otimização de mecanismo de pesquisa para melhorar essa porcentagem. 

Você também pode identificar padrões de comportamento de seus potenciais clientes e, assim, tomar decisões mais bem informadas sobre como conduzi-los.

Você também pode usar formulários preenchidos para coletar os detalhes de contato de quem demonstrou interesse em seu conteúdo ou ofertas de conteúdo. 

Dessa forma, você não apenas mede o número de usuários que interagem com o seu conteúdo, mas também gera leads. 

A geração de leads se encaixa no método Inbound. O Inbound marketing usa o conteúdo relevante para tornar os clientes potenciais conscientes do produto ou do serviço. 

Como o interesse por parte dos clientes em potencial é orgânico, são os clientes que agem e decidem pela compra. No entanto, a maneira como você permite que os clientes entrem em contato com você faz parte da geração de leads.

Vamos ver a seguir algumas ações importantes de marketing digital para alavancar o seu negócio.

Elementos de geração de leads

Ao entender o que é marketing digital, você precisa saber o conceito de lead, que é um potencial cliente. 

Para gerar leads , ofereça aos visitantes informações tão valiosas para que eles estejam dispostos a se tornar seguidores e propagadores da sua marca.

Uma das formas de captar leads é fornecendo iscas digitais para nutrir seus leads nos funis de vendas, por exemplo. 

Página de destino

Uma página de destino é um site que o visitante acessa com o objetivo de trocar dados. A página de destino contém um formulário, no qual o visitante insere o e-mail e, a partir de então, se torna um lead.

Call-to-action

Um CTA geralmente está no início ou no final de um artigo de blog, página de vendas ou qualquer conteúdo online. 

Ele é projetado para atrair os visitantes e incentivá-los a clicar ou realizar alguma ação. O clique leva à página de destino.

Se você utilizar essas medidas na área do marketing digital, está a caminho de garantir o crescimento do seu negócio. 

Diferenças entre o marketing tradicional e o marketing digital

Marketing tradicional

Antes de nos aprofundarmos em conceitos importantes sobre o que é marketing digital, vamos entender o marketing tradicional.

O marketing tradicional é o processo de análise, planejamento, tomada e controle de decisões sobre produto, preço, promoção e comunicação, a fim de criar trocas que permitam que indivíduos e organizações atinjam seus objetivos.

Ele se baseia no uso de meios de comunicação de massa, televisão, rádio e jornais que permitiram a realização de ações de massa.

As ferramentas de marketing tradicionais caracterizam-se por determinar fluxos de comunicação unilaterais que permitem, portanto, um grau muito baixo de interação com o consumidor.

Além disso, o marketing tradicional é baseado em fundamentos teóricos sólidos e melhores práticas consolidadas. Portanto, deixa pouco espaço para a inventividade e intuição dos profissionais de marketing.

A transição de um modelo de negócio focado na utilização de ferramentas tradicionais de marketing para um modelo de marketing digital também envolve mudanças na estrutura organizacional do negócio e nas políticas de publicidade a serem implementadas.

Marketing tradicional x Marketing digital

Na década de 1990, acreditava-se que a formação de uma sociedade exclusivamente digital levaria à extinção da mídia tradicional. 

Na realidade, tal mudança radical não aconteceu, pelo contrário, um processo de convergência entre antigos e novos meios de comunicação está evoluindo cada vez mais.

Estamos, portanto, testemunhando uma fase de transição em que as velhas e novas formas de comunicação se entrelaçam e se sobrepõem.

Nesse sentido, as mídias tradicionais incorporam algumas inovações típicas da mídia tradicional na oferta de produtos e serviços ao público.

A integração dentro de uma estratégia de marketing entre os dois tipos de mídia deve ser feita a partir de um conceito tão simples quanto importante no mercado atual.

Os consumidores mudaram suas necessidades de consumo, eles não são mais destinatários passivos sobre os quais os profissionais de marketing podem exercer quase influência ilimitada.

O papel cada vez mais ativo desempenhado pelos consumidores no mercado leva a um maior envolvimento também ao nível da empresa.

Logo, há cada vez mais casos de empresas que utilizam a interação e as experiências de compra dos seus clientes para melhorar a promoção de um produto ou serviço.

Nesse contexto, a mídia social certamente acelerou essa mudança de tendência e mudou o ambiente de referência para os profissionais de marketing.

Relacionamento com o cliente

A web tem como finalidade a busca de informação, certo? A versatilidade da internet é hoje reconhecida por todos e a busca de informação é apenas uma das muitas possibilidades oferecidas ao usuário. 

A verdadeira dificuldade das empresas de hoje é saber combinar os meios tradicionais e digitais para desenvolver uma campanha de marketing eficaz. 

O objetivo do marketing tradicional é expor seu produto ou serviço a um público de consumidores em potencial, e isso também se aplica ao marketing digital, com diferentes ferramentas e abordagens.

A continuação progressiva dessas tendências não levará ao desaparecimento do marketing tradicional, mas necessariamente terá que ser complementada por novas estratégias voltadas para a construção de relacionamento com os clientes.

Cada função e processo do negócio precisará estar mais próximo do consumidor e ser definido com base na forma como agrega valor ao relacionamento.

Com a diminuição dos retornos do marketing tradicional e o aumento da complexidade das informações disponíveis para as empresas, a internet se torna essencial  para se obter vantagem competitiva. 

O que é marketing digital para empreendedores

A progressiva consolidação da internet requer a superação dos modelos tradicionais de marketing.

As técnicas de marketing da web são, dessa forma, muito diferentes daquelas aplicadas aos meios de comunicação tradicionais.

Neste novo contexto, a empresa deve pensar primordialmente em como se tornar uma provedora de informação e deve ter em mente que se encontra diante de um novo tipo de cliente, elemento ativo do processo de marketing.

São as informações, conteúdos e serviços oferecidos pelo site que atraem o cliente para a empresa. 

Por outro lado, é o internauta quem decide quais os sites e redes sociais visitar com base nos conteúdos de seu interesse e quais os métodos e tempos de utilização da informação.

As características do meio digital, portanto, exigem uma reviravolta total da abordagem de marketing, que não é mais seletiva, mas atraente.

O marketing online significa, em primeiro lugar, colocar o consumidor no centro das atenções antes, durante e depois do processo de compra.

E, também, estabelecer um diálogo sincero em que a venda não seja o objetivo primeiro, mas a consequência natural da relação que se estabelece.

Espero que você tenha conseguido entender o que é marketing digital! 

Deixe o seu comentário e compartilhe este post com outras pessoas!

Sobre mim

Meu nome é Giovana, larguei meu trabalho para me dedicar mais tempo ao Marketing Digital pois vi possibilidades de grande crescimento.. Resolvi acreditar, e digo já, foi a melhor decidão que tomei em minha vida profissional



Método Turbo
Tráfego

Guia definitivo para criar seu negócio online

Siga nas Redes Sociais

2021 © Todos os direitos reservados · EMPREENDESIM

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.